segunda-feira, 23 de agosto de 2010

a gente só aprende fazendo

lendo um gibi enquanto esperamos a pneumo.
pois é, ladies and gentlemen, castigo funciona. achei que com o tempo eles sacassem e nos enrolassem, porque era o que estava acontecendo aqui na minha casa. alana tava me fazendo de gato e sapato. um beijo aqui, um "pufavoi" ali, um te amo acolá e pronto, eu cedia. juro que nem percebia, achava que se o castigo que passasse de um determinado tempo ficava sem sentido, como dizem as supernannys e sempre usei o limite de tempo igual a idade dela. castigos de 5 minutos nao estavam funcionando e nos não gostamos desse negócio de bater (embora não seja contra um tapa na bunda e sou super contra a lei que quer botar pais na cadeia por causa disso, porque como em  tudo na vida, com excessos nunca conseguimos atingir nossos objetivos). sei de casos de abusos e de casos de uma ingratidão de cortar o coração, por isso posso dizer que tudo tem que ser avaliado lenta e profundamente. é lógico que casos de abusos devem ser levados a sério e com urgencia, como a gente pode notar os resultados dos casos mal avaliados, nao se deve brincar com a segurança das crianças. mas estava mesmo falando de castigos e nao punições físicas. seguinte: alana na ultima semana dormiu na sala de aula. fez xixi na roupa e precisou de fralda e roupas limpas. no primeiro dia achamos que era um fato isolado porque ela está tomando muito remédio, da gripe e da neuro. tem comido mais do que o comum, o que a gente já esperava e tem molhado a cama TODAS as noites, o que faz com que ela acorde na troca e nao durma mais. em suma, acorda cedo, quer cochilar à tarde. no segundo dia fui chamada para buscá-la pq havia dormindo outra vez. levei aquela chamada básica de que nao temos estrutura pra sonecas, nao sabemos colocar a fralda direito pq ela já é grande e vaza tudo, ela acorda assustada e agressiva. eles nao estão errados. sonecas só em casos extremos. duas vezes seguidas estavam sinalizando hábito. no terceiro dia a professora tentou distraí-la quando ela quis dormir e a moça virou uma fera. ficou agressiva com os colegas, sequestrou brinquedos, tirou fantasia, brigou com a professora. fui buscá-la e resolvi começar o trabalho desde aquele momento. expliquei pq ela estava indo embora antes da aula de musica (que ela adora), expliquei que estava muito chateada e que ela estava de castigo, que ficaria no quarto só com os brinquedos, sem tv e sem computador. foi dificil, ela chorou, esperneou mas ficou. de vez em quando aparecia na sala e eu só olhava e ela saía correndo. fui dar comida no quarto (inédito), fui dar remédio, fui dar boa noite. eu e o pai explicávamos a toda hora o porque de ela estar de castigo e como ela devia fazer para reconquistar nossa tv e computador confiança. eu fiz, achando que ela nao tava nem aí, ou pior, que ela nao se lembraria do que aconteceu e voltaria a ser a ferinha da semana na escola. também estava com pena porque o castigo incluia ficar em casa e o findi foi ensolarado e quente.ela teve autorização para ficar na sala com a gente, mas nao mandaria nas mídias.toda vez que ela pedia discovery kids ou computador a gente explicava o porque não. e ela respondia: tá bom, tá bom... na segunda feira, ainda no discurso "você pode conseguir o que quiser se você se comportar" , eu achava que nao daria certo, porque ela molhou a cama de novo (criança grande, bexiga grande), tomou as medicações normalmente e anda teve que acordar cedo para ir á psicóloga. dormiu no onibus e eu, mesmo prevendo o pior, deixei que ela dormisse numa viagem de 20 minutos. achei que ela ia chegar em casa e se grudar nos travesseiros. surprise!!! comeu, tomou banho e foi pra aula, lembrada de como seria bom se ela fosse comportada e nao batesse em ninguem. fiquei em casa esperando o telefonema para buscá-la. e quando chega a hora da perua/kombi escolar trazê-la de volta a tia motorista me surpreende com o recado: a professora pediu pra dizer que foi o melhor dia do ano!!!! se comportou, ajudou, brincou, fez trabalho, educação física, comeu, foi ao banheiro sozinha, nao dormiu, enfim, tudo que uma mãe espera de seu bebê em pleno exercício da civilidade na escola. funcionou, e eu estou muito feliz. agora sei que castigos funcionam se forem sérios e explicados. agora sei que um findi sem tv e computador nao mata nem aleija. agora sei que posso ser firme sem ser injusta ou carrasca. agora tenho que costurar, té mais. 

5 comentários:

  1. Meu Deus, que dificil esta nova tarefa de educar ne?
    MAs concordo em genero, numero, grau com teu texto. Detesto extremismos, abusos e tambem ja ja vi coisas absurdas por aqui em funcao desta lei de proibicao da palmada(sim, aqui tambem tem e a coisa é bem extremista! Coitados dos pais, ah o que me espera...)
    Sempre achei o castigo uma boa opcao, lembro que funcionava bem, principalmente com meus irmaos. Mas na hora de aplicar, a coisa pega. Dificil resistir ao sorriso e olhar de pidão do filho, ne? Mas se conseguiu otimos resultados logo de cara, vale a pena investir ne? O Victor que me aguarde em breve...rs
    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Uma vez me disseram que dói mais em nós corrigir do que neles que estão sendo educados para o futuro. Não sei dos problemas psicológicos da Alana, mas sei que com jeitinho e carinho se consegue tudo! Até mesmo nós usamos deste artifício, não é?
    Acho que conseguiu achar o caminho para atingir a compreensão da Alana, parabéns! Esse projeto, superficialmente pode ser entendido como uma retirada do pátrio poder dos pais, mas não é isso! Pais que são violentos serão acompanhados por terapeutas de família e orientados na melhor forma de educar. Você já foi no site da campanha? Esse projeto é bem antigo e foi entregue no congresso ano passado, por uma ong que nada tem haver com o governo.
    Ah, o link do seu blogue está errado no twitter. Tem uma arroba ao invés de ponto! (rs*) Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  3. luma:é mais dificil sim, mas estamos trabalhando nisso seriamente. estamos procurando caminhos pra chegar na mente e no coração da alana. obrigada pelos toques e vou me informar mais sim, isso merece um estudo minucioso de todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanci,
    a Alana é espertíssima. Estava te enrolando direitinho hein?
    Ainda bem que você percebeu.
    É isso, temos que tomar a rédea da situação e mostrar que estamos falando sério (não precisa ser bronca) e que não vamos ceder.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanci, crianças são todas iguais, independente do problema da Alana... elas são muito mais espertas do que a gente imagina.
    Fiquei muito feliz de ler o final... pq achei estranho quando vc teve que ouvir que após o segundo dia, já era um hábito :-S como vc mesma comentou que ela está tomando uma medicação, achei que poderiam ter sido mais compreensivos... mas enfim, deu tudo certo, era mais manha mesmo.
    Concordo contigo em relação às palmadinhas... aqui em casa já rolou umas palmadinhas e quem saiu ferida foi eu... doeu mais em mim, pode ter certeza. Mas funcionou!
    Agora, eu to na fase de explicar que menino já tem idade prá entender e não apanhar, que isso é prá se pensar... e claro, castigos de "ficar sem"... sempre funcionam :-)

    Bjks

    ResponderExcluir

Escreve que eu respondo! Vou responder aqui mas prometo fazer uma visitinha de volta!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails