sexta-feira, 18 de março de 2011

Sobre sapatos, maquiagem, cabelos e espumante sem alcool.EDITADO



Quem quiser assinar vai aqui http://www.grupocria.com.br/
Embora o título desse post sugira falar sobre coisas boas esse não é exatamente um post feliz. Eu tenho que falar uma coisa: porque nossas crianças, principalmente as meninas são bombardeadas com ofertas de sapatos de salto, maquiagem e escovas progressivas? Tá, eu sei a resposta: dinheiro e gente sem escrúpulos.
Fico doente quando alguem tenta pintar os olhos da minha princesa com aquelas sombras de 1,99. Não é a toa que temos sucessivos casos de conjuntivite e infecçoes nos olhos. Não deixo, cara, não deixo e pronto. E sempre que alguem quer dar um sapato de presente pra Alana eu deixo bem claro que salto, não.
Eu nao tenho nada contra a família Cruise, mas acho um desserviço cada vez que a Suri é fotografada de salto. Muitas meninas querem copiar e é um assunto de saúde! As meninas nas idade dela são prejudicadas fisicamente com os saltos e, mesmo que não seja a intenção das mães, pula etapas no desenvolvimento, erotizando a criança (não to exagerando, salto é fetiche de muito marmanjo) e atraindo a atenção de muito louco tarado. Gente, tem pedófilo em todo canto, até na familia, na escola, infelizmente. Não quero ver minha menina de 5 anos pintada feito uma mulher e andando torto por causa de salto. E as industrias de calçados deveriam ser multadas por fabricarem sapatos perigosos pras nossas crianças, que podem até cair e se machucar severamente por correrem de salto. Sim , porque elas não vão parar de correr por causa do salto, embora não se vistam como ainda serão crianças.
Sobre as malditas benditas progressivas: quem conhece a Alana sabe o que é um black power. Eu tenho muita dificuldade de penteá-la e ela não quer cortar o cabelo. Como minha mãe sempre cortou o meu e eu odiava deixei para minha filha a opção de ter ou não cabelo. Eu vejo as outras meninas crespas com cabelos cheios de creme. Alana nao pode ficar com a cabeça molhada de creme porque se resfria. Os cremes infantis nunca são pra ficar na cabeça, a não ser os leave-in, mas são bem suaves. Usamos, mas o efeito é diferente de um creme de adulto. Então deixo o black bem natural e isso quer dizer crespo. Porque as pessoas odeiam crespo? Tem sempre alguém me indicando um creme que nunca é química, mas alisa, uma escova progressiva light ou manda fazer trancinha coladinha no couro cabeludo. Creme (de adulto) = ingredientes que na sua maioria contem hormônios de origem animal ou químicas para mudar a estrutura do cabelo "abrindo o cacho". Progressiva = formol = veneno. Trancinha = de vez em quando porque dói pra caramba. É tanta gente dando palpite e eu sei que muitas são bem intencionadas, já que eu não consigo pentear o cabelo dela todo dia por causa da minha condição fibromiálgica. Eu nunca pedi conselhos sobre o cabelo da Alana, eu gostaria de cuidar melhor dele, mas nunca pedi a ninguém que me ajudasse a "domar os cachos". Porque não os aceitam? Eu os amo, amo cada cachinho minusculo e quando está solto e fofo. Já ouvi falar de uma camiseta de uma moça negra com cabelo curto e crespo natural, que dizia: DEIXEM O MEU CABELO EM  PAZ.  Eu também sou vítima da boa vontade coletiva em prol dos cabelos alheios, tem sempre alguém querendo me arrumar. Quando a gente encontra alguém gordo ninguém vai logo passando uma dieta ou uma série de exercícios. Sinto muito, mas acho o cabelo da minha filha lindo e não vou alisá-lo. Ela vai ter que decidir isso quando crescer e como ela ama os cabelos hoje, quem sabe ela não adere o look natural definitivamente. Aindo vou achar um documentário que o Chris Rock (do Everybody hates Chris) fez quando a filha dele perguntou: Pai, porque meu cabelo é ruim? Ele fez um senhora pesquisa sobre a origem desse costume de achar cabelo crespo ruim e liso é bom. Se perguntar pra Alana se o cabelo dela é ruim ela te corrige na hora: Meu cabelo é muito bom e muuuuuuito bonito. Auto estima intacta aos 5 anos, vamos lutar pra preservá-la.
E a outra coisa que me deixou louca da vida foi no ano novo. Eu estava no mercado quando dei de cara com espumante sem álcool com embalagem das princesas. Eu imaginei crianças brindando em taças de plástico, brincando de beber. Acho tão nocivo quanto os cigarrinhos de chocolate! Criança é curiosa e gosta de imitar. Não acho que devamos incentivá-las a nos imitar nos nossos hábitos menos saudáveis ou até nocivos. Conheço pessoas que deram golinhos de vinho pra seus filhos pequenos matarem a curiosidade, dizendo que era melhor conhecer por eles que pelas pessoas de fora, amigos, etc. Vi as mesmas pessoas tendo que buscar seus respectivos pimpolhos nas festas, podres de bebados aos 15, 16, 17 e 18 anos. Eu bebia aos 15 e garanto que pra cair de bêbado nessa idade tem que beber muito ou coisas muito fortes. Não tenho orgulho disso, mas tive pouca vigilância, pais trabalhando, eu trabalhando, o que me conferia uma certa liberdade (mal usada). Hoje meu fígado chora e minha saúde reclama o que eu disperdicei cedo na vida. Não achem que estou exagerando, só dando meu ponto de vista (revoltadíssimo) sobre a falta de bom senso geral, que tem no comercio de produtos infantis de gosto duvidoso um dos seus maiores aliados. E era isso.

Em tempo: só pra avisar que nao sou contra mães que permitem vez ou outra que suas meninas curiosas eventualmente brinquem de se maquiar e usar as roupas da mamãe. Sou contra a imposição da mídia (com aceitação de seus pais) da obrigação a meninas com pele de pessego de se maquiarem a cada vez que vão pra rua, pra escola ou qq outro lugar (destruindo suas peles lindas que nunca serão mais saudáveis que nessa idade). E tb não sou contra escovas progressivas e similares para pessoas que preferem seu cabelo liso (direito total, pessoal e instranferível) desde que sejam cabeças  ADULTAS, preparadas para lidar com venenos e afins e as consequencias de seu uso em prol de uma aparencia de acordo com sua vontade.  Acho que agora era isso.
Editado em 20/03/2011.

20 comentários:

  1. razão total em 100%.
    as crianças de hoje em dia não sabem mais o que é SER criança.

    e em relação ao cabelo crespo, eu também tenho, e adoto a regra do ''como está, fica''. hehehe

    Beijo Nanci.

    ResponderExcluir
  2. Nanci, concordo totalmente com você! Eu não tenho meninas, mas minhas amigas tem e compreendo esse bombardeio da mídia, explorando o lado vaidoso da mulher (mesmo que seja uma menina) para lucrar sem escrúpulos, sem considerar a saúde da criança ou o risco de atenção de pedófilos. No entanto, cada mãe sabe como melhor criar a sua filha, dizer não, e educá-la para que também diga não.Estamos em um país livre e ninguém é obrigado a nada, portanto se recusar, pela milésima vez, uma oferta de salto alto ou escova progressiva para a Alana você estará apenas exercendo o seu direito de mãe. Às vezes, as pessoas que fazem a oferta não são mal intencionadas, o fazem por desconhecimento, porque não são mães antenadas com a realidade infantil, então não se estresse com elas, apenas ignore com um simples "não, obrigada" e curta a infância da sua filhota!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Ai q saco! acabei de fazer um comentario de 3000 mil caracteres e acho q deu erro... deleta isso, mas se tu nao receber o meu outro comentario, me diz q voltarei a escrever... resumindo, queria dizer q black power é lindo e a tua filha tambem! beijao

    ResponderExcluir
  4. Oi,Lali,seu cabelo é tão lindo, deixa mesmo como está, e sim, infelizmente a infancia está se perdendo e muitos pais nem se dão conta do peso que impoem aos seus filhos para que cresçam antes do tempo. Só nos resta a indignação. bjs

    Oi, Adri, o stress é temporário, fico fula na hora mas depois fico com pena pq como vc disse muitos são desinformados e bem intencionados, bjs.

    Oi, Waterlily, bem vinda, volta pra comentar o comentário gigante que eu to louca pra saber sua opinião. Obrigada pelo carinho e viva o black power, huahuahuahua, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanci,
    a Sofia está sendo alfabetizada.
    Quanto ao cuidado com as coisas é legal achar uum meio termo mesmo. Eu aqui tenho os dois lados. A Ana Luiza que é extremamente cuidades e as vezes se tornava egoísta e sofria quando algo se quebrava o se perdia. E a Sofia que é mais "relaxada". O ideal é ensiná-las a terem cuidados com as coisas mas sem serem muito apegadas, né? O difícil é achar esse meio do caminho.
    Se quiser, me mada o seu endereço para o e-mail (kita_mferreira@yahoo.com.br) que eu te mando olivro de presente para a Alana.
    Aguardo o post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo em tudo e ressalto que o que mais me revolta sao os pais que compram este tipo de produto pra crianca! Porque convenhamos, se nao tivesse gente louca comprando, jamais lançariam estes produtos absurdos! A erotizacao infantil está a cada dia se tornando algo comum e aceitável pela sociedade. As pessoas preferem nao argumentar e simplesmente comprar aquilo que o mercado sugere. Falta consciencia, falta bom senso, falta uma certa vergonha na cara...
    Esta historia do cabelo tambem me irrita, embora seja adepta do alisante. Mas sou adulta, ne? E na minha época nao tinha tatas opcoes como hoje...cortei meu cabelao aos 6 anos de idade (batia na cintura e vivia presinho nas maria-chiquinhas! ui) e me arrependo ate hoje, trinta anos depois...rs
    O documentario do Chris Rock é otimo, chama-se Good Hair e da pra ver uns bons pedacos no youtube:
    http://www.youtube.com/watch?v=1m-4qxz08So
    Beijos,

    ResponderExcluir
  7. Oi Nanci, excelente post!
    Tb não entendo o por que de tanta vontade que as pequenas sejam mini-mulheres...
    Olha, Deus não me deu meninas pq eu seria um bicho contra as pessoas que fazem esses comentários ou dão certos presentes.
    Te confesso que nesse ponto, ter meninos é mais fácil... embora eu ouça váááárias vezes que eu deveria me impor e cortar o cabelo do mais velho bem curto (ele curte mais cumprido... e o pai usa rabo de cavalo a anos, quem sou eu prá dizer não???). Enfim, as pessoas gostam de se intrometer na vida dos outros... meu cabelo é cacheado, já fiz progressiva e adorei tê-los lisos, mas voltei ao natural pq tempo e dinheiro gastos é em demasia para mantê-los lisos. Prá mim. não compesa... enfim... adorei seu post.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  8. Querida, se me permite eu vou ser BEM sincera, rs... o comércio tá fazendo o papel deles de ganahr dinheiro, vender e só vende se tem público p/comprar, senão eles não fazem mais! E estão fazendo não é pq criancas compram pq elas não tem essa autonomia, mas pq mães sem noção o fazem, deixam e estimulam.

    Criança não sabe o que é cidra! Cabe a mãe explicar e não comprar! Assim como salto alto, claaaaro que a criança pode pedir ao ver em uma vitrine, mas cabe a mãe educar, conversar, tem idade p/tudo e que não é a hora, que faz mal e etc,etc...

    Qto aos shampoos concordo com vc e ainda digo mais: minha filha com 8 anos precisou de acompanahmento com endócrino pediatra por causa de puberdade precoce. As primeiras instruções foram, tirar o shampoo/creme e tb frango desses sadia. Nos esmaltes tb tem hormônio, mas este ela nunca usou.

    Enfim... falta educação isso sim! Por isso nem culpo as empresas que fabricam e nem as crianças.

    Bjo grande queridona!! Leo tá mandando uma beijoka babada! =))

    ResponderExcluir
  9. Espero que gostem da minha contribuição para a blogagem coletiva "por uma infância sem racismo".
    Meu post é menos "cult" e informativo que outros muito bons que eu li até agora.
    Sou mãe de primeira viagem de uma menininha de apenas 5 meses e sei que aprendi mais com essa discussão do que poderei ensinar.
    Mesmo assim, eu quis participar!

    http://www.roteirobabybrasilia.com/2011/03/minha-acao-por-uma-infancia-sem-racismo.html

    ResponderExcluir
  10. Criança tem que ser criança o máximo de tempo possível.
    Eu brinquei de boneca até os 13 anos pra não dizer mais... eu e uma amiga.

    Sobre os saltos em calçados, muitas das meninas se inspiram nas suas mamys ou nas amigas mas velhas... porque é normal do ser humano querer parecer mais... e isso começa desde muito pequeno, quando começa a entender que o brinquedo do amigo é mais legal, que fulano é mais bonito que beltrano... o ser humano criou isso.

    Concordo com a Mari Hart, que criança tem que ter limites.... tem que ser educada em relação ao que é bom e ruim para ela.... e os pais para poder fazer isso e serem convincentes, devem ir a fundo e conhecer a procedência de tudo o que é consumido por eles.

    O cabelo da Alana é lindo!!! não faz nada nele não, só máximo coloca uns enfeites d vz em quando.... vou te dizer que este negócio de cabelo funciona assim: quem tem cabelo liso, sonha com um crespo lindo e quem tem crespo, sonha com cabelos lisos... fazer o que?

    Bjocas e saudades!
    Dani

    ResponderExcluir
  11. Oi Chris, essa fase da alfabetização é muito emocinante pra mim, cada coisinha que eu idealizei quando eu soube que ia ser mãe vai se realizando na minha frente e eu sou grata pelo privilégio de ver um serzinho crescer. Alana tá lendo tudo, nada escapa, parece aquele parente velhinho que viaja com a gente na infancia e lê todas as placas da estrada. É hilário, to curtindo. Qto a coisa do perder ela nao liga mesmo, vamos trabalhar no meio termo. bjs

    oi Bia, nesse ponto acho que ser mãe de menino é menos frustrante, o mercado é bem agressivo com as pequenas. E muitas mães simplesmente nao ligam, acham que nao faz mal e fazer o que cada um no seu direito de cuidar dos filhos como acharem melhor. Qto ao cabelo, gente grande pode né? até pq sabe dizer onde dói, se tá passando mal e o cabelo é mais forte. Vi no documentario o povo alisando gurias de 3 anos!!!!!é o fim!!!bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Má, sempre bom ler sua opiniao! Cara, eu fico louca com certas coisas, sinto que as meninas são alvo fácil do comercio sem escrúpulos, pq é difícil dizer não e difícil explicar o porque elas devem ser diferentes, pq é o melhor pra saúde delas. Elas ficam loucas pra tudo que brilha (parece a gente)! Eu tenho um sobrinho que tem o cabelo bem cacheado, mas corta curto pq outros falam...é uma pena. e eu tb faço progressiva, embora goste muito mais dos cachos eles são dificeis de cuidar e o liso é mais prático. É complicado, mas queremos facilitar a vida né? Mas na cabeça da minha negrinha não tem quimica e nem vai ter se depender só de mim. qdo ele for mairo ela poderá decidir. bjs

    Oi Mari, é pra ser super sincera sim, e não concordo com vc, acho que o comercio tem que ser mais responsável e que os órgãos reguladores tem que intervir qdo se trata de saúde publica. Mas concordo que a responsabilidade primaria é dos pais. Depois queria te perguntar sobre essa coisa da puberdade precoce. Vou te mandar um email, bjs.

    Oi, Roteiro baby, li seu post e vou comentá-lo, obrigada pela visita, bjs.

    Oi, Dani, querida, é uma luta, pq eu quero ser fonte de inspiração pra minha filha, mas tenho que estar de olho, muitas coisas nao são apropriadas na idade dela, por isso fico fula qdo colocam salto em sapatos pra meninas de 3 a 5 ano que nao tem sua coluna formada ainda e prejudica sim sua saude. É claro que a responsabilidade é minha pro isso trago a tona o assunto, preciso de mediadores, não sou dona da verdade, e com os comentários das outras amigas a gente acha um meio termo, que seja saudável. Qto ao cabelo nao se preocupe, minhas convicções saõ forte e como eu já alisei e sei o qto de quimica se usa eu nunca exporia a alana a um risco desnecessario. Díficl lutar contra todas as propagandas, mas como tu disse, se ela fosse lisa ia querer fazer um permanente a lá poodle!
    beijo gde e volte sempre, vou lá ver seu blog agora.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito desse post!!

    Principalmente porque é sobre assuntos tao importantes e tao poucos debatidos. Quando li o título, achei que tu fosse falar desse nosso lado mais consumista, que busca a beleza acima de outras questoes mais importantes, como é saber respeitar a infancia.
    Entre tanta informaçao, produtos atraentes, modismos, salto alto e decoraçao, ainda prefiro ensinar a minha filha a se aceitar como ela é, para que logo possa mostrar que a beleza esta em todos nos. A Alana é um exemplo, o cabelo dela é muito bonito mesmo. E acho demais blackpower!!

    hoje mesmo me surprendi com uma reportagem que saiu no jornal "the sun". Uma mae, esteticista, esta colocando botox na sua filha de 8 anos!! No rosto da menina, ja que ela quer q a sua filha seja linda e uma superstar :S

    ResponderExcluir
  14. Oi querida, adoramos seu recadinho lá no blog! A Pinraw nasceu da união de vários profissionais da área de propaganda e moda, nos unimos para trabalhar com exclusividade o segmento infantil e estamos amando! Bjks

    ResponderExcluir
  15. Oi Nanci obrigada pelo recadinho nop blog,estamos bem.

    Concordo com o que vc escreveu e como que Mari comentou, não existem crianças comprando esses produtos, existem pais sem noção que deixam seus filhos decidirem o que querem ou não o que ele compre.
    bjus

    ResponderExcluir
  16. Complicado esse assunto né amada? Também acho que criança tem que ser criança, sem pular etapas..mas concordo com a Adri, tem sim os mal intencionados, mas a grande maioria faz por desinformação mesmo..amei seu recadinho, você é uma queridam muito obrigada pelo carinho comigo, com a Sophia, com o blog...fico super feliz e emocionada. Beijos pra ti e pra princesa Alana e otimo finde!!! Re

    ResponderExcluir
  17. Olá, concordo com seu ponto de vista, as crianças, principalmente meninas, são bombardeadas com inúmeros anúncios com mensagens do tipo "cresça logo, o legal é ser adulto" e eu definitivamente odeio isso. Criança tem mais é que brincar, se sujar, usar roupas coloridas, que valorizem a infância e sejam confortáveis. Elas terão o resto da vida para escolherem se querem ou não alisar o cabelo e usar maquiagem.
    Sua filha é linda, o cabelo dela é incrível, sou apaixonada por cachos, black power e afins, acho um charme!

    beijos, obrigada pela visitinha no blog!

    ResponderExcluir
  18. Nanci,

    O certo era ter punição para esses pais, criança tem que ser criança e pronto. Esses dias, perdemos 20 minutos numa reunião da escola do meu filho, discutindo (algumas mães) com a professora sobre o uniforme, que a filha se negava a colocar tênis, tinha que ter salto e tinha que ser rosa (a escola só permite tênis branco, preto, cinza ou azul escuro), daí como se não bastasse, uma mãe levanta e diz que o filho só quer se vestir como cawboi, de calça jeans apertada e bota (pensa uma criança de 6 anos, em pleno sol de Mato Grosso, com bota e calça jeans). Então, a culpa são dos pais que tratam os filhos como adultos em miniatura. Acabei me empolgando, rs. Mas vim aqui para agradecer por você estar participando do sorteio dos esmaltes lá no blog, adorei sua participação.
    Grandes beijos e ótima semana

    ResponderExcluir
  19. Oi, Waterlily, botox em crianças é o fim, nunca vi nada igual...a gente debate pouco pq quer ser razoável e nao ofender ninguem, e sei que muitos pais aceitam as preferencias dos filhos com limites diferentes dos meus, por exemplo. Eñtão é dificil debater sem ferir as individualidades e não ficar ofendido. Acho que é por isso que alguns nao queiram falar de assuntos controversos. Podemos ter opinioes diferentes e continuar amigos, certo?bjs

    oi Re, assunto dificil mas necessario, né? bjs e obrigada pelo carinho de sempre. Amei saber mais sobre a PinRaw, muito sucesso pra vcs. bj

    Oi, Adriana, mesmo com pais sem noção poderia haver mais restrições comerciais, assim as crianças seriam protegidas até da falta de bom senso dos seus pais. bjs

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carol, crinaça é pra brincar mesmo, qdo forem adultas terão saudades do que se nao forem crianças? Obrigada pelo carinho e beijos.

    Oi, Cíntia, as vezes a gente se assusta com adultos malucos que tem filhos, o bom senso deveria reger todos os relacionamentos, mas isso seria num mundo ideal, né? bjs

    ResponderExcluir

Escreve que eu respondo! Vou responder aqui mas prometo fazer uma visitinha de volta!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails